08/10/2023

VENDAS INTERNAS, QUAL O SEGREDO?

 OS PASSOS DA VENDA INTERNA.


     A venda interna é um tipo de venda que tem características próprias, similares a venda externa, mas, com algumas diferenças, pois nela o cliente vai até você e isso, de certa forma, facilita um pouco mais a negociação. Dessa forma, o cliente vindo até você, é importante concentrar suas energias e esforços em como abordar as pessoas de maneira agradável, objetiva e respeitosa para que a pessoa possa se sentir bem com seu atendimento e assim expor seu real interesse e desejos de compra. Uma boa dica é observar o cliente desde a entrada na loja até a chegada no balcão ou no produto desejado, e perceber detalhes que vão facilitar sua abordagem, tais como: Se usa aliança ou não; Se as cores das roupas são extravagantes ou discretas; Penteado dos cabelos se seguem alguma tendência de moda ou não; Se aparenta tranquilidade ou impulsividade no caminhar ou notar os produtos expostos; Se é discreta ou mais extrovertida; etc. Essa observação inicial vai facilitar a forma como você deve tratar a pessoa, pois elas dirão a você como o cliente gosta de ser tratado.

 Feita a abordagem inicial, se concentre em fazer com que a experiência de compra seja algo encantador, ou seja, um momento mágico para que haja satisfação na compra e desejo de retorno à loja. Explique sobre o produto/serviço de maneira clara, tranquila e de forma a não deixar dúvidas sobre a aquisição do produto/serviço. Mantenha a comunicação de forma que o cliente se sinta no “controle da situação” e não se sinta enganado(a), pois muitos, vendedores mal treinados, usam de malandragem para iludir as pessoas. Esse não é um caminho de sucesso! Seja gentil, e mostre sinceridade em suas respostas orientando o cliente a fazer a melhor compra para ele(a), e, não a sua melhor venda, isso seria egoísmo e falta de empatia e causa um desastre na negociação.

  Por fim, ao finalizar a venda, procure ter certeza de que o cliente ficou satisfeito e que sua expectativa e necessidade de compra foram atendidas satisfatoriamente. Agradeça pela preferência e o convide a voltar mais vezes à loja, dizendo o quão importante ele(a) é, e a sua satisfação em atendê-lo(a).

Bons negócios para você!

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