O CAMINHO A PERCORRER
Muitas pessoas me perguntam como fazer para ser um vendedor de sucesso. A verdade, é que depende muito mais da força de vontade e da disposição para servir do que de conhecimentos técnicos, ou seja, um vendedor que tem difilculdades de servir as pessoas, mesmo com boas técnicas de vendas, terá dificuldades para ter sucesso. Dessa forma, o primeiro passo é ter gosto para atender as necessidades das pessoas, ou, aprender a ter gosto, se necessário, para ser um vendedor de sucesso.
MENTE SADIA, CORPO SADIO!
É preciso estar bem consigo próprio, pois como atender bem as pessoas, se vocé não está bem? Então, cuide bem de você e tenha cuidado com sua saude fisica e mental para que possa, dia a dia, melhorar sua performance comercial. Sugiro definir o que é realmente importante para vocé e gastar tempo com isso. Eu, por exemplo, tenho três alicerces na minha vida pessoal que me estimulam na minha caminhada profissional e abastecem a minha conta de auto estima, que são: A familia, a igreja e a família. Com essas três áreas da minha vida em equilíbrio, consigo desempenhar meu trabalho com qualidade. E na sua vida, o que realmente é importante para você? Você tem se dedicado a elas: Pense nisso!
APRESENTAÇÃO PESSOAL
Já diziam antigamente: ''A primeira impressão é a que fica!'' Sendo assim, sua apresentaçäo pessoal é muito importante. E, boa apresentação pessoal nada mais é do que o seu melhor. Sua melhor roupa, limpa e bem passada, seu melhor calçado, seu melhor penteado, etc.. E quando digo melhor, não estou falando de roupas e acessórios caros ou estravantes, mas uma apresentação que demonstre sua seriedade e crediblidade junto as pessoas. É claro que tudo é relativo, e, você precisa se adequar á situação e ao ambiente. Na prática, sua apresentação pessoal precisa causar uma boa impressão nas pessoas.
CONHECENDO O CLIENTE
Antes de iniciar a venda, você precisa conhecer seu cliente e os principais consumidores dele para que possa lhe ofereçer os produtos que vão atender as suas necessidades comerciais. Uma sorveteria, por exemplo, não vai interessar em seu produto se ele, por exemplo, for linguiça defumada, ou seja, é preciso ofereçer o produto certo para o cliente certo e na hora certa. Essa é a combinação perfeita e a receita do sucesso. Dessa forma, procure pesquisar seu cliente o máximo possivel, ou seja, entenda como o negócio dele funciona, quais melhores horários de vendas, principais consumidores, quais produtos vendem mais,e, por ai vai. Na prática, você precisa orientar seu cliente em como ter os melhores resultados de vendas com seus produtos/serviços e como conquistar mais clientes.
OFERECENDO BENEFÍCIOS
Clientes, na prática, não compram produtos e serviços, e sim, o benefício que eles podem ofereçer a eles. Dessa forma, você precisa mostrar a seu cliente qual benefício que seu produto/serviço tem pra ele. De uma forma simples, sincera, objetiva e clara, você precisa apresentar seu produto/serviço visando fazer com que seu cliente possa sentir e visualizar as vantagens que ele pode ter fazendo negócios contigo. Ele vai fazer negócios contigo quando tiver essa percepção de valor.
SE PREPARE PARA AS OBJEÇÕES
Muitas das vezes, o cliente vai dizer não a sua proposta. Mas, isso não é fim da negociação e sim o início dela. Por trás da objeção, o cliente está querendo dizer algo ou escondendo, que pode ser uma variedade de coisas. Ele pode estar querendo dizer que não entendeu sua proposta; que acha que seu produto não vai vender; que não é o que você está dizendo, e por ai vai. Da mesma forma, ele pode estar escondendo algo, tipo: Meu orçamento de compras está apertado; meu estoque está alto; estou com falta de funcionários; e por ai vai. Em suma, você precisa entender a objeção nos mínimos detalhes e o que há por trás dela para neutralizá-la de forma eficiente e tirar seu pedido.
FECHE A VENDA
Quando você perceber que o cliente entendeu sua proposta e está se interessando por seu produto/serviço, caminhe para o fechamento de venda sempre com perguntas abertas, ou seja, perguntas onde as respostas não sejam um não. Como por exemplo: O cadastro vai ser no CNPJ ou no CPF? Quantas caixas podemos mandar para ti? Vocë prefere pagar a vista ou a prazo? Quais produtos você gostou mais? Podemos mandar seu pedido qual dia da semana? E por ai vai. Não faça perguntas fechadas onde as respostas geralmente são um não, tais como: Posso mandar seu pedido? Você gostou dos produtos? Posso fazer seu cadastro? E por ai vai. Se concentre e dedique tempo em treinar perguntas abertas e se preparar para as objeções, que o sucesso e o fechamento de bons negócios virá!
PÓS VENDAS
Não esquecer de seu cliente é um importante passo para estreitar o relacionamento com ele. Esteja sempre em contato, e, se possível ofereça brindes antes dele pedir. O cliente pode ser comparado a uma árvore frutífera, que quando bem cuidada, dará bons frutos. Veja mais sobre esse assunto.
NO MAIS.....SUCESSO PARA VOCÊ!
*Se gostou compartilhe! Se não gostou fale só pra mim!*


0 comentários:
Postar um comentário