08/10/2023

MUDANÇA DE SEGMENTO DE MERCADO

 UM NOVO MERCADO CONSUMIDOR E SEUS DESAFIOS.


    Mudar de segmento de mercado dá sempre um pouco mais de trabalho, mas nada assustador. Precisamos encarar como um desafio a ser conquistado, afinal, somos profissionais de vendas e aprendizado constante aliado a busca de novos desafios fazem parte de nossa caminhada profissional e nos motiva a querer sempre mais.

   Eu vendia carros, e, agora vendo carnes! O que fazer? Quais as dificuldades iniciais? Há alguma semelhança? Quais passos devem ser seguidos? Pois bem, o primeiro passo é entender as diferenças de perfil consumidor, ou seja, saber que clientes/consumidores de alimentos agem de maneira diferente daqueles do ramo automotivo. Porém a forma de tratá-los tem muitas semelhanças, ou seja, todos eles gostam de ser bem tratados; atendidos em suas necessidades; de ficar satisfeitos com a compra; e, principalmente de estarem pagando um preço justo; etc.

   Dificuldades sempre existirão, já que mudança de segmento de mercado exige conhecimentos, até então, pouco conhecidos. Sendo assim, você precisa mergulhar de cabeça em conhecer o máximo possível do novo produto, suas qualidades e fraquezas; seus concorrentes; tempo de validade; possíveis trocas; melhor exposição no PDV; armazenamento, etc.. Além, é claro, de conhecer sua empresa e como as soluções de vendas oferecidas por ela podem ajudar e potencializar as vendas de seus clientes. Pois, no mercado de alimentos você precisa orientar seus clientes sobre as melhores formas de obter resultados cada vez mais relevantes com seus produtos sempre o orientando mesmo após a venda concretizada, ou seja, você precisa fazer com que o produto venda no PDV não “encalhando” na prateleira causando assim o famoso "giro do produto".

   O processo de venda sempre tem semelhanças, independente do segmento de mercado, mas, o que realmente importa é você dedicar tempo para entender as diferenças e aprimoras as semelhanças potencializando-as para que possa ter os melhores resultados possíveis em sua nova jornada profissional. Afinal, você é capaz, e, só depende de você!

Boas vendas pra você!

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