14/10/2023

COMO ABORDAR CLIENTES EXTERNOS

 ABORDAGEM DE CLIENTES


    Na área de vendas abordar bem um cliente é fator primordial e de extrema importância para o sucesso nos negócios, pois, se você não causar uma boa impressão inicial, seu fracasso na negociação estará bem perto de se concretizar. Alguns dizem que a primeira impressão é a que fica, e por isso, você precisa usar uma estratégia dinâmica, ou seja, que se modela à situação, possibilitando assim uma abordagem que potencialize sua apresentação pessoal. Veja mais sobre esse assunto.

   No início da minha carreira na área de vendas, eu trabalhava nas ruas vendendo de quase tudo que se podia vender, por assim dizer, até adubo de lixo queimado e peneirado para donos de hortas em casas vizinhas eu vendia. Eu tinha uma técnica de abordagem de vendas que uso até hoje. Ela consiste em alguns passos, que são:

   1º - Antes de abordar o cliente observe-o, a distância, de forma a tentar descobrir qual seu estado psicológico, analisando algumas características iniciais, tais como: Fala rapidamente ou mais vagarosamente; Cores das roupas tradicionais ou mais extravagantes; Aparenta estar tranquilo(a) ou muito ocupado(a); Está atento às coisas ao redor dele ou é mais desatento; etc.

   2º - Ao perceber o “estado de espírito” do cliente, se apresente de maneira gentil e agradável e em acordo com essa perceção inicial. Por exemplo: Se você percebeu que o cliente gosta de se comunicar através de gestos, se apresente através de gestos similares; Se o cliente aparenta ser sistemático, haja de maneira mais cautelosa e calma de forma a passar tranquilidade e segurança na sua apresentação; Se ele demonstra interesse por determinado assunto, mostre conhecimento, pelo menos mínimo, se possível, e empatia pelo assunto. Etc.

   3º - Na sua abordagem pessoal, seu estado de espirito, precisa ficar em segundo plano, ou seja, seus problemas devem ficar em casa e suas preocupações também. Dessa forma, cada abordagem de vendas deve ser uma apresentação personalizada de acordo com o perfil do cliente, e que, você precisa se concentrar nele para causar a melhor impressão possível naquele momento. Eu, por exemplo, já atendi clientes que não me compraram por algum motivo, mas, que me indicaram outros clientes, pois a abordagem de vendas foi tão boa, que consegui indicações para meus produtos e em consequência vendas. Considere que o cliente pode não comprar por algum motivo que talvez não lhe dirá, e, você precisará descobrir em sua próxima abordagem.

   4º - Ao abordar clientes tenha em mente que se a venda não acontecer naquele momento, você precisa deixar a porta aberta, ou seja, o cliente precisa se simpatizar com você de forma a facilitar uma abordagem futura, afinal, o “NÂO” é só o começo!

Boas vendas pra você!

*Se gostou compartilhe! Se não gostou fale só pra mim!


0 comentários:

Postar um comentário