16/10/2023

SEU SÁLARIO DEPENDE DE VOCÊ!

 O SALÁRIO DE UM VENDEDOR


Uma das vantagens que sempre gostei em ser um profissional de vendas está na questão salarial, pois, o salário geralmente é medido e recompensado de acordo com os seus esforços empenhados em conquistar a meta proposta pela empresa, ou seja, quanto mais você vende, mais pode ganhar. Dessa forma, você pode almejar o salário que quiser, desde que esteja disposto(a) a trabalhar duro para conquistá-lo. 

   Me lembro que aos 20 anos de idade, eu recebia um salário mínimo em uma loja de balas e tive a oportunidade de começar meu primeiro trabalho como vendedor externo em uma distribuidora de cigarros. Na época, tirar minha CNH me deu um trabalhão, mas, foi a minha porta de entrada na área de vendas externas. Além de ganhar pouco, tomei três reprovações no exame de direção. Mas não desisti, mesmo havendo pessoas me desmotivando, para variar, dizendo que eu não iria conseguir. Se eu já era era vendedor interno de loja, para ser externo, seria um passo importante na minha carreira. Eu não imaginava e nem estava considerando que o salário do vendedor externo seria melhor.

   Pois bem, tirei a CNH e conquistei meu primeiro emprego de vendedor externo pronta-entrega, ou seja, vendia e já entregava o produto em uma fiorino. Bastante motivado e adorando a ideia de passear de carro o dia inteiro, por conta da empresa, e conhecendo a cidade cada vez mais, me dei muito bem nas vendas. Atendia os clientes da melhor forma possível, conquistava clientes novos e tinha como meta diária não sair do PDV sem a venda concretizada. Às vezes, demorava um pouco para efetivar a venda, mas, eu era persistente e perseverante. Eu nem fazia ideia que qual era o salário de um vendedor, e, na verdade nem almejava ganhar mais, pois achava que estava melhorando de posição profissional, e pra mim, isso já era bom demais. A questão do salário eu pensaria depois. Hoje percebo que salário não é o alvo, mas a consequência da busca de resultados de vendas cada vez melhores e em constante crescimento. 

   Trabalhei bastante e consegui melhorar as vendas do vendedor anterior. Ao chegar o dia do recebimento do salário, meu patrão me deu o envelope do pagamento e me parabenizou pelo resultado de vendas do mês. Eu abri o envelope e me assustei, pois, o primeiro salário era duas vezes mais o que eu ganhava como atendente de balcão, e na minha ingenuidade até perguntei ao patrão se o salário estava certo. Ele confirmou sem entender minha dúvida. Eu saí dali muito feliz, e, a partir daquele dia nunca mais me preocupei com salário, mas sim, em como alcançar os melhores resultados de vendas possíveis e como consequência, ganhar os melhores salários possíveis.

   Hoje, em 2023, as empresas remuneram seus vendedores geralmente com Fixo + comissão sobre vendas ou somente comissão sobre vendas, mas, na prática dá quase na mesma. Um vendedor início de carreira deve ganhar em média dois salários mínimos; um vendedor bom, em média três salários e um vendedor top de linha de quatro salários em diante. É claro que isso vai depender muito do porte da empresa e do quanto o vendedor busca bater suas metas de vendas. Veja mais sobre esse assunto.

*Se gostou compartilhe! Se não gostou fale só pra mim!*


0 comentários:

Postar um comentário